Trabalhos 2022

Escola EB1/PE e creche da Nazaré (Funchal)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

TRES PORQUINHOS

Capa do Livro:

Livro: Três Porquinhos<br/>O livro “TRÊS PORQUINHOS” foi elaborado a partir da reutilização de uma caixa de doces forrada com cartolina branca. As crianças pintaram uma folha A4 com cor de cera no tom amarelo e forrou-se novamente a caixa.

Personagem ou símbolo da história:

Casa dos Porquinhos<br/>A casa dos porquinhos teve por base uma caixa de cartão forrada com papel de cenário. Posteriormente, foi decorada com rolhas e pedaços de cortiça cortados em diversos tamanhos e formas.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Capa do livro e símbolo<br/>A imagem representa o livro e a casa dos porquinhos.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Símbolos FSC e Tetrapak <br/>Os símbolos FSC e Tetrapak foram colocados na capa do livro e em várias partes do símbolo da história, ou seja, na casa dos porquinhos.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

O livro: foi construído a partir da reutilização de uma caixa de doces forrada com cartolina para ficar mais resistente. Foi pintada uma folha A4, com cor de cera amarela, servindo para obtermos a base do livro. As letras do título são em EVA.
A casa dos porquinhos<br/>A base da casa foi construída com uma caixa de cartão, forrada com papel de cenário e rolhas de cortiça cortadas. A porta e as janelas abrem e o puxador é uma tampa da embalagem Compal.

Memória descritiva:

Iniciou-se a atividade com a exploração de imagens sobre a história “Os Três Porquinhos” e a visualização de um vídeo. De seguida, com a colaboração das crianças, procedeu-se à dramatização da história recorrendo a vários adereços elaborados pela educadora e ajudantes.
Procedeu-se à apresentação do projeto e exploraram-se os materiais necessários para a realização da atividade. Ao longo de vários dias as crianças tiveram oportunidade de colaborar na criação do projeto ajudando na pintura, recorte e colagem dos materiais necessários. Depois de finalizado, ainda sugeriram a construção de outros elementos como a vedação, a cadeira, o candeeiro e a imagem dos porquinhos.
Foi uma atividade muito interessante e enriquecedora que as crianças se orgulham de ter participado.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png