Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Os bichos de Miguel Torga

Capa do Livro:

Após a montagem dos elementos recortados e pintados com canetas de feltro, juntamente <br/>com os detalhes das embalagens, apresentados em destaque, os alunos concluíram a capa.<br/>A cerca ao fundo, também foi elaborada com a embalagem da Compal.

Personagem ou símbolo da história:

Os alunos desenharam o touro na embalagem Compal e recortaram a figura.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Quando a figura do touro foi recortada, foram adicionados pormenores <br/>desenhados com caneta de feltro preta e ficou, deste modo, concluída a figura <br/>alusiva à personagem principal do conto.

Símbolos FSC e Tetrapak:

os detalhes das embalagens, apresentados em destaque, os alunos concluíram a capa.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Elaboração da capa: desenho do touro Miura e das letras alusivas ao título do conto, os Bichos.
Desenho realizado pelos alunos da personagem do livro "os Bichos " de Miguel torga.

Memória descritiva:

ESCOLA BÁSICA PADRE ABÍLIO MENDES
SITE OFICIAL: www.aeaugustocabrita.edu.pt
LOCALIZAÇÃO: Barreiro
TURMA PARTICIPANTE: 7º F
Livro escolhido
O concurso “No dia mundial do livro o amarelo é a cor das histórias” foi desenvolvido em articulação com o Projeto de Leitura, no âmbito da disciplina de Português. Dado que cada grupo de alunos iria apresentar um dos contos da obra Bichos, de Miguel Torga, foi decidido, em conjunto com a turma, cada grupo elaborar a personagem principal e a capa para o conto que tinha trabalhado. No âmbito da flexibilidade curricular, foram envolvidas várias disciplinas e claro o diretor de turma.
Materiais
Como materiais, foram utilizadas canetas de feltro, lápis de cor, embalagens vazias e aguarelas sobre papel cavalinho. Gerou-se, desde o início, um clima de entreajuda e todos se organizaram rapidamente, executando as capas e as personagens, em simultâneo.
Metodologia
Previamente fez -se a sensibilização para a política dos 3 Rs, onde os alunos com este tipo de trabalho aperceberam-se de outro uso a dar às embalagens que iriam para reciclar. Aula de Cidadania.
Para a construção da personagem, os alunos na aula de EV, começaram por desenhar à vista com base em imagens, em papel vegetal ou em folhas brancas. Em seguida, colocaram o desenho obtido sobre a embalagem e decalcaram o desenho, a caneta, de maneira a passar para a superfície da mesma. O desenho foi avivado a lápis de carvão e seguidamente passado a caneta de feltro preta. Depois, foi recortado e foram desenhados os pormenores. Por fim, foram utilizados lápis de cera e canetas de feltro, para dar alguma cor ou destacar alguns detalhes.
Para a capa, começou por pintar-se uma folha de papel cavalinho com aguarelas. Seguidamente, foi desenhada a personagem principal do conto, que foi pintada com canetas de feltro e com lápis de cor. Depois, foram desenhadas as letras a lápis, que foram pintadas também com canetas de feltro. Por último, foram colados alguns símbolos da Compal, TetraPak e FSC.
Intervenientes
Toda a turma B do 7º ano. Professora Luísa Dias, prof. De Educação Visual, prof. De Cidadania e profª de português. Assistentes operacionais (bar) que gentilmente foram recolhendo as embalagens vazias de sumo, vendidas no bar.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png