Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira (Abrantes)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

A menina que detestava livros

Capa do Livro:

A capa do livro com algumas das personagens da história (produzidos a partir dos pacotes da Compal), acompanhada de um placar onde consta o título do concurso, o título do livro e os autores do texto e das ilustrações, para dar mais relevância ao livro.

Personagem ou símbolo da história:

Dentro do nosso livro temos representada a personagem principal, de nome Mina, acompanhada de seu gato e de uma pilha de livros, que a menina não gostava nada de ler.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

A capa do livro apresenta personagens da história, que por sua vez são de outras histórias... (como por exemplo "A história de Pedro Coelho".

Símbolos FSC e Tetrapak:

Os símbolos FSC e Tetrapak encontram-se nas lombadas das miniaturas dos vários livros que se encontram empilhados dentro do livro. No topo dos livros encontra-se o gato de Mina, o Max.<br/>Além deste local, também os podemos encontrar presentes no placar.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Recortar imagens reaproveitando os pacotes da Compal.
Recriar uma imagem do livro , "dentro" da caixa que é o nosso livro.

Memória descritiva:

Alunos do 1º ciclo, que fazem parte do nosso agrupamento, indicaram-nos alguns dos livros que mais gostavam. Foi este que escolhemos! Nada melhor que um livro com o título “A menina que detestava livros”, para comemorar o Dia Mundial do Livro, pois a história conta sobre Mina, uma menina que não gostava de ler, mas que ao longo da história desenvolve o gosto pela leitura!
Mina descobriu que cada livro guarda dentro outros mundos, outras pessoas, outros lugares, outros tempos, outras memórias, outras formas de ser, de estar, de sentir, de comunicar, de rir...
E quando abrimos o nosso livro podemos ver tridimensionalmente, a Mina a entrar na sala e o gato Max no cimo da pilha de livros mais alta de casa, sem conseguir descer. CATRAPUM! A partir daqui começaram pessoas e animais a cair e a rebolar pelo chão...
Ler é mesmo um prazer!
Depois da recolha e seleção dos pacotes de sumo Compal, estes foram abertos e bem lavados. Foi reutilizada uma caixa de um perfume. Seguidamente os alunos do 8º I E 9º J, efetuaram os recortes de elementos existentes nos pacotes, como por exemplo, folhas, casas, entre outros, para a decoração da capa do livro o qual foi revestido com cartolina amarela. Para o interior do livro, desenharam e pintaram uma das ilustrações do livro. Fizeram alguns recortes das personagens escolhendo as partes dos pacotes que melhor se ajustavam em termos de cor, fazendo de seguida a colagem e montagem tridimensionalmente das mesmas. Nas lombadas das miniaturas dos livros em pilha foram colocados os símbolos FSC e da Tetra Pak. Recortaram as letras para o título do concurso, utilizando as partes mais coloridas dos pacotes que colaram no suporte (placar que acompanha o livro). Para a capa do livro recortaram as letras na tonalidade verde presente nos pacotes de sumo formando o título do livro. O trabalho é predominantemente de cor amarela alusiva ao Ecoponto amarelo ( as próprias ilustrações do livro apresentam-se muito nesta cor!).
Por último e depois de feitos alguns retoques finais, colaram o livro no suporte assim como os símbolos da Compal, FSC e Tetra Pak.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png