Trabalhos 2022

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

O principezinho

Capa do Livro:

O principezinho

Personagem ou símbolo da história:

O principezinho

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

O principezinho

Símbolos FSC e Tetrapak:

Pormenor da Rosa

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Fases da Realização do Trabalho
fases da Realização do Trabalho

Memória descritiva:

Memória descritiva
I Identificação
Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Perafita
Escola: EB das Ribeiras
Professora: Paula Dias
Alunos do 4ºBR (23 alunos)
II Realização
O 4ºB da escola das Ribeiras decidiu abraçar o projeto “No dia Mundial do livro, o amarelo é a cor das histórias” lançado pelo Eco-Escolas.
O Principezinho de Antoine de Saint Exupéry foi a obra escolhida para servir de mote para uma série de projetos desenvolvidos na turma e também foi pretexto para este projeto. Explorámos a história, as emoções, as questões ecológicas, o lado onírico e fantasioso/fantástico. Estas vertentes foram aprofundadas nas diferentes áreas curriculares numa ótica de transdisciplinaridade.
Após a análise da obra, decidiram-se quais os elementos a reproduzir. Foram eleitos: o Principezinho; a Rosa; a Raposa e o Planeta.
Formámos assim quatro grupos e os alunos puderam inscrever-se no elemento que mais lhes agradava.
Recolhemos o material de que iríamos precisar (caixas de sumo Compal) cientes de estar a fazer uma reutilização divertida e criativa.
Para a realização do trabalho, utilizámos uma base de papel cartonado reutilizado (caixa da fruta escolar) de tamanho A3. Forrámo-la com um saco do lixo amarelo que colámos à base com cola branca.
Em paralelo, os alunos, divididos em grupos, realizaram um dos elementos da história com embalagens de sumo da marca Compal. Desenharam, recortaram e colaram as diferentes partes com cola UHU.
Por fim, colámos os quatro elementos à base com cola quente.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png