Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

O Principezinho

Capa do Livro:

Projeto para a capa, selecionado e produzido por um grupo de alunos do oitavo ano de escolaridade. Este trabalho é o fruto da recolha de muitas embalagens da Compal - Tetrapak - FSC e da criatividade que se impunha.

Personagem ou símbolo da história:

Peça escolhida - asteroide, como uma das formas icónicas da história.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

O amarelo é a cor da história!

Símbolos FSC e Tetrapak:

A Tetra Pak, o sistema de gestão FSC e a marca COMPAL.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Trabalhos realizados pelos alunos do 8º ano, em EV.
Construção do asteroide.

Memória descritiva:

“No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das histórias”
O trabalho que resolvemos apresentar reporta-se a um livro amarelo com a nova capa de um dos livros mais lidos em todo o mundo e a peça escolhida - asteroide como uma das formas icónicas da história. Trata-se do "Principezinho", "Le Petit Prince" do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. história de um rapazinho com cabelos cor de ouro e de um piloto perdido no deserto. Só um coração puro e cheio de alegria pela vida é que conseguiria expressar, de forma tão terna, um dos laços mais importantes da existência: o amor. E a verdade é que ... “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”
Construímos um livro amarelo com materiais que aproveitámos, desde o cartão de um suporte de um calendário antigo, folhas A3 dobradas da reciclagem da reprografia e cordão amarelo utilizado nos antigos dossiers dos arquivos da escola. A capa apresentada é um projeto selecionado e produzido por um grupo de alunos do oitavo ano de escolaridade. Este trabalho é o fruto da recolha de muitas embalagens da Compal - Tetrapak - FSC e da criatividade que se impunha. Foi utilizada técnica mista (recorte, colagem e pintura).
Para construirmos o asteroide da história do nosso livro, resolvemos aproveitar um dos sólidos construídos nas aulas de Educação Visual e expostos na Biblioteca, tratando-se de um Icosaedro truncado, um sólido de Arquimedes. O sólido é obtido por truncatura sobre os vértices do Icosaedro. Tem 12 faces pentagonais regulares e 20 hexagonais regulares. O revestimento do sólido foi feito com cartolina e papel reciclado. Construímos a forma esférica pretendida do nosso asteroide com o mesmo aspecto formal da imagem referente ao asteroide da capa do livro.
"O essencial é invisível aos olhos".
O nosso Obrigado à Compal, Tetrapak e FSC onde impera a alegria pela vida!
Alunos envolvidos do Agrupamento de Escolas de Esgueira

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png