Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal (Vila de Rei)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

"Os três porquinhos"

Capa do Livro:

Capa final do livro.

Personagem ou símbolo da história:

Personagem.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Capa do livro e respetiva personagem.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Símbolos das embalagens compal (FSC e Tetrapak) na capa e na personagem.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Planificação da capa.
Construção da casa de tijolo.

Memória descritiva:

Após o contacto com a docente de Expressão Plástica (EP), selecionou-se a turma do 3º ano para desenvolver este desafio.
Numa primeira fase, estes alunos ouviram e leram a história dos “Três porquinhos”. De seguida, a docente de EP apresentou-lhes o desafio “No dia do livro, o amarelo é a cor das histórias” e pediu-lhes para desenharem o projeto de uma capa para esta história. Foi pedido aos alunos a recolha de embalagens Tetra Pak da Compal e outros materiais cuja cor dominante fosse o amarelo. De entre os projetos elaborados, foram selecionados vários elementos para compor o trabalho final.
Na sessão seguinte, fez-se o esboço da capa numa cartolina. Com a supervisão da professora EP, os alunos procederam ao recorte, à composição e à colagem dos elementos ambientais, o sol, a relva, a árvore, as flores, as nuvens e as aves, com lãs, pinhas, feltro, cartolina, aproveitando desperdícios de materiais reutilizados. Usando lãs e palha, construi-se a primeira casa. Com pedaços de madeira e cartão canelado amarelo, construiu-se a segunda casa. Com as embalagens Compal e cartão canelado grená construi-se a terceira casa.
Os alunos foram sensibilizados para o significado e a importância dos símbolos que recortaram das embalagens Compal.
A personagem da história que foi escolhida pelos alunos foi a de um dos três porquinhos. Na sua construção utilizaram-se vários materiais. Um dos alunos fez um pompom com lãs que tinha em casa, que corresponderia à cabeça do porco. O corpo do porco foi construído a partir de um rolo de papel higiénico forrado com feltro. A sua roupa foi criada a partir de uma embalagem Compal. Para a cauda, foram usados arame e lã.
Os alunos estiveram sempre entusiasmados e motivados para esta atividade. O orgulho revelado pelos alunos confirmou que o resultado final superou as suas expectativas.
Este trabalho será exposto na Biblioteca Escolar de forma a promover a importância da leitura, da ilustração e da reutilização de materiais.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png