Trabalhos 2022

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

A Maior Flor do Mundo

Capa do Livro:

Capa da obra "A Maior Flor do Mundo". A capa foi feita tendo como suporte um garrafão de líquido para a roupa. Foi cortado e pintado de amarelo. Depois foi elaborada a flor e a personagem para a capa, o menino, e coladas com cola quente ao garrafão.

Personagem ou símbolo da história:

A personagem da história é o menino que salva a flor. Foi elaborado com um pacote de sumo de 1 litro, os olhos são as tampas, a boca e o nariz também foram feitos a partir de partes dos pacotes, o cabelo foi feito com pedaços de pacote recortado.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

A capa e a personagem têm como cor predominante o amarelo. Os alunos desta turma têm uma grande preocupação com a reciclagem e a preservação do meio ambiente.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Os símbolos foram recortados de um pacote de sumo. Os alunos ficaram a saber o que os símbolos representam.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

O garrafão já está pintado e os símbolos já foram recortados.
A personagem acabou de ser concluída.

Memória descritiva:

Este trabalho foi realizado pelo 4º A. Os alunos não tiveram muito tempo para a sua realização, pois nas últimas semanas tiveram muitas atividades.
O primeiro passo foi pensar na obra que iriam escolher. Como tínhamos trabalhado em Educação Literária "A Maior Flor do Mundo ", de José Saramago, os alunos optaram por essa obra. O segundo passo foi selecionar o material necessário para a elaboração da capa e da personagem e a respetiva recolha. Para a capa do livro foi escolhido como material de suporte um garrafão de detergente líquido para a roupa que posteriormente foi cortado ao meio, para a personagem e para a flor e personagem da capa pacotes de sumo Compal e respetivas tampas, para representar a relva e uma pequena flor foram utilizados botões.
As tarefas foram divididas, formaram- se 4 grupos de 5 alunos e cada grupo foi responsável por uma parte do trabalho. um grupo recolheu o material necessário, outro grupo pintou o garrafão e os pacotes de amarelo, outros recortaram partes dos pacotes para a flor e os cabelos para as personagens, o último grupo procedeu à colagem e montagem.
Os alunos trocaram ideias entre si durante a realização do trabalho. Após a conclusão, verificaram que algumas coisas ficariam melhor se tivessem feito de outra forma. Foi uma experiência enriquecedora e que agradou aos alunos pois divertiram-se.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png