Trabalhos 2022

Escola EB1/JI Monte Redondo (Torres Vedras)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Caracóis de oiro e os três ursos

Capa do Livro:

Além da capa realizada em embalagens de plástico é constituída também por uma lombada com o título do livro como se fosse um livro verdadeiro, sendo esta feita com cartão dos sumos da Compal.

Personagem ou símbolo da história:

Caracóis de oiro é a personagem principal da história, retratada em cartão amarelo plastificado e com os cabelos feitos em plasticina amarela.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

A capa do livro realizada em embalagens possuiu a personagem principal (caracóis de oiro) e ainda três tampas plásticas de três tamanhos diferentes, assim como três colheres em plasticina para lembrar uma das partes da história.

Símbolos FSC e Tetrapak:

O símbolos FSC e Tetrapack estão presentes na capa aparecendo mais do que uma vez nas embalagens dos sumos que constituem a capa.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Realização da capa, com cartão reaproveitado das caixas Compal e embalagens de sumo;
Na montagem do "livro", foi utilizada uma placa de espuma para dar a ideia de livro e fazer altura na capa e depois pintada a toda à volta com tinta amarela. Recorreu-se à fita cola dupla face para unir tudo.

Memória descritiva:

CENTRO EDUCATIVO DE MONTE REDONDO
PROJETO ECO-ESCOLAS
“No Dia Mundial do Livro Amarelo é a cor das histórias!”
Intervenientes: Alunos/as do 1º ciclo e do Jardim de Infância; 1 Educadora de Infância, 1 Professora do 1º ciclo e 1 Assistente Operacional.
Materiais: 1 caixa de cartão dos sumos da Compal, 2 embalagens de sumos Compal, 1 caixa de cartão amarela de etiquetas, plasticina, cartão espuma, 3 tampas de plástico e fita-cola de dupla face (todas as embalagens foram reaproveitadas depois de consumido o seu conteúdo).
Metodologia:
1º Foi feita a sensibilização para a reciclagem dos plásticos junto de todos/as os/as alunos/as.
2º Foi escolhida a história para a capa do livro, na Biblioteca do Centro Educativo.
3º Foram recolhidos os materiais com a ajuda de todos/as.
4º Foram discutidas ideias e foi traçado um plano sobre a montagem da capa;
5º Foi desenvolvido e concluído o projeto;
6º No final, os alunos/as foram colocar no Ecoponto Amarelo que se encontra junto da escola, as embalagens dos sumos que sobraram do projeto.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png