Trabalhos 2022

Escola EB1/JI da Gandra (Valongo)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

João e o Pé de Feijão

Capa do Livro:

Capa da história João e o Pé de Feijão

Personagem ou símbolo da história:

Personagem principal (João) e a galinha dos ovos de ouro

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Trabalho final_capa e personagem

Símbolos FSC e Tetrapak:

Símbolos na personagem e numa folha do pé de feijão

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Colagem dos diversos elementos constituintes da capa
Pintura do feijoeiro

Memória descritiva:

Torna-se cada vez mais premente a formação integral de crianças e jovens que promova o exercício de uma cidadania ativa, responsável e esclarecida face às problemáticas da sociedade atual. A Educação Ambiental, sendo parte integrante da Cidadania e Desenvolvimento/Educação para a Cidadania, assume, pela sua característica eminentemente transversal, uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores.
Neste contexto, procurando-se promover a tomada de consciência da necessidade de adoção de práticas que visem a redução de resíduos, numa perspetiva de sustentabilidade associada a uma responsabilidade intergeracional, o trabalho desenvolvido assentou na reutilização de materiais, tendo sido solicitado aos alunos de quatro turmas da EB1/JI da Gandra, duas do terceiro ano e duas do quarto ano, assim como aos respetivos encarregados de educação que procedessem à recolha dos vários materiais a utilizar – cartão (capa); embalagens Tetra Pak da Compal (João, galinha, título da história, …); jornais (feijoeiro); rolos de papel higiénico (suporte das personagens, para função 3D). Foram também utilizados desperdícios de folha de borracha “eva” (ovos, asa e crista da galinha) e de ráfia (ninho da galinha), assim como feijões e materiais de desgaste, a saber: colas, tintas, pincéis, esponja, tesoura e marcadores.
O mote para a escolha da história “João e o pé de feijão” surgiu de forma articulada com os conteúdos curriculares da disciplina de Estudo do Meio, ao nível da realização de atividades experimentais sobre as plantas, mais concretamente sobre a sua reprodução e a constituição/tipos de solo, destacando--se entre estas, a da germinação do feijão. A história já tinha sido apresentada anteriormente, em formato de vídeo, no espaço da biblioteca da EB1/JI da Gandra, em estreita ligação com a atividade “Aprender com a Biblioteca Escolar”, atividade esta prevista no Plano de Atividades da Biblioteca. Posteriormente, procedeu-se à leitura da história, a partir do livro requisitado na biblioteca escolar, no âmbito do Projeto “10 Minutos a Ler” que está a ser implementado ao nível do Agrupamento de Escolas de Ermesinde.
Ao longo de todas as fases do processo de realização do projeto, houve envolvência e participação dos alunos das diferentes turmas, com caráter de rotatividade, com vista a desenvolver o sentido de cooperação e de pertença.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png