Trabalhos 2022

Escola EBI da Torreira (Murtosa)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

O Monstro das Cores - ANNA LLENAS

Capa do Livro:

Capa do Livro - O Monstro das Cores<br/>A Capa do Livro foi elaborada em cartolina, e decorada com recortes dos pacotes de sumo da COMPAL.

Personagem ou símbolo da história:

Personagem - Monstro das Cores<br/>O Monstro das Cores, em POP-UP, foi preenchido com recortes "amarelos" das embalagens de COMPAL dos sumos consumidos diariamente pelos alunos.

Trabalho final (capa do livro + Personagem ou símbolo da história): 1 foto com as 2 peças:

Capa do Livro + O Monstro das Cores<br/>A Capa do Livro contém no seu interior a personagem POP-UP, ambos elaborados com colagens de recortes dos pacotes da COMPAL.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Alunos do 3.º e 4.º anos a recortarem os símbolos dos pacotes indicados no regulamento deste concurso.

Elaboração do trabalho (2 fotos):

Os alunos do 1.ano a colarem os recortes na capa do livro.
Os alunos do 2.º ano a colarem os recortes na personagem que deu origem ao POP-UP já apresentado.

Memória descritiva:

No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias
Eco-Escolas 2022
A Escola Básica da Torreira iniciou este trabalho a partir da apresentação do livro “O Monstro das Cores” de Anna Llenas, realizada na Biblioteca Escolar por um grupo de alunos do 3.º ano de escolaridade a todas as turmas do 1.º CEB, no âmbito da participação no projeto de leitura e de cidadania “Miúdos a Votos”.
Após este momento planeou-se o trabalho a realizar tendo em conta o livro e as suas ilustrações e trazendo a técnica do POP-UP para a elaboração da personagem.
Esta iniciativa foi enquadrada na necessidade de proteger o planeta, sobretudo o Oceano, indo ao encontro do projeto Eco-Escolas e do tema em abordagem no DAC (Domínio de Autonomia Curricular – Para um Oceano fantástico, menos plástico!), através dos quais se pretende a crescente utilização do Ecoponto Amarelo, a reutilização de materiais e a diminuição da utilização de plásticos.
Com a colaboração de uma funcionária da escola, foram recolhidos e lavados os pacotes COMPAL para utilizar na elaboração deste trabalho.
Já secos, os pacotes foram recortados por alunos das turmas do 3.º e do 4.ºanos, tendo em conta os requisitos do regulamento. Seguidamente, os alunos das turmas do 1.º e do 2.º anos procederam à colagem dos elementos na capa, na personagem e na sua base. Para além dos referidos pacotes, utilizaram-se outros materiais complementares reaproveitando restos de cartão, fita decorativa e papel colorido.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png